open-sourceUma consulta pública via Internet, aberta pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pede contribuições de qualquer interessado com o objetivo de alimentar os debates sobre a governança da rede, tema do evento que o Brasil sedia em abril, em São Paulo, apelidado de NetMundial.

As sugestões são livres, mas alguns pontos são direcionados, como a questão do software livre – como uma espécie de premissa básica de que infraestruturas de governo devem se valer de programas em código aberto. Outra dessas premissas é a neutralidade de rede.

Não há limite de sugestões, mas elas precisam caber em raciocínios semelhantes a tweets: cada proposta, ou pelo menos cada tópico enviado, só pode ter no máximo 160 caracteres. É preciso, além disso, fazer um cadastro – explicado pelo fato de que as 15 mais votadas levarão os autores ao evento em 23 e 24 de abril.

1) Que Internet você quer?

2) Quais direitos você considera fundamentais para garantir o futuro democrático da Internet?

3) Quais princípios devem orientar a governança da Internet?

Referência: convergenciadigital

Publicado por Alexandre Viana - Diretor VirtualLink

CEO da empresa VirtualLink , Pós-graduado em Redes de Computadores pela UFPA, Consultor Sênior em T.I.C. com ênfase em Soluções de Interoperabilidade entre os Sistemas Unix, Windows e Linux, Especialista em Soluções de T.I.C. baseadas em Software Livre.