Video nasaA Nasa já testou com sucesso um sistema de comunicação chamado OPALS, que liga a ISS (Estação Espacial Internacional) com a Terra em velocidades de conexão que chegam a 50 Mbps usando lasers. Para isso, foi enviado um vídeo com a mensagem “Hello World” para a Terra.

Com a tecnologia que está em testes, será possível enviar vídeo em tempo real do espaço e o investimento nesta área é necessário para no futuro, quem sabe, transmitir imagens diretamente da superfície de Marte por alguma sonda.

A transmissão durou 148 segundos, mas o envio de apenas uma cópia do vídeo levou apenas 3,5 segundos, sendo que a mesma mensagem foi reenviada várias vezes no período. No fim das contas, mais de 1 GB de dados foi recebido, algo incrível pouco mais de 3 minutos de transmissão. Em condições normais, usando sinais de rádio convencionais, o envio do vídeo apenas uma vez levaria 10 minutos.

Para quem tem alguma dúvida sobre a segurança dos raios laser, o OPALS usa um laser infravermelho de 2,5 watts, algo que certamente não é o suficiente para destruir a Terra e sequer causar qualquer tipo de estrago ao planeta.

Fonte: Olhar D