© Copyright 2012 CorbisCorporation

A Microsoft juntou-se ao consórcio AllSeen Alliance, que está construindo um framework open source para garantir a interconexão de dispositivos digitais, do carro aos eletrodomésticos, passando pelos celulares e computadores.

A AllSeen Alliance foi fundada em dezembro para tratar de um grande desafio para a chamada Internet das coisas: a fabricação de dispositivos e objetos conectados capazes de trabalhar juntos, independentemente da marca, sistema operacional ou outras considerações de infraestrutura. O trabalho baseia-se no framework AllJoyn, desenvolvido pela Qualcomm. Até agora, as abordagens proprietárias para dispositivos conectados criaram silos que podem atrapalhar o desenvolvimento da chamada Internet das Coisas.

O framework é executado em plataformas de software, tais como Linux, Android, iOS e Windows, incluindo variantes embutidas.

A consola Xbox é vista com um potencial dispositivo de convergência ou centro de controle para dispositivos domésticos. O interesse da Microsoft em automação residencial e domótica tem aumentado. Recentemente, a empresa anunciou um acordo para trabalhar com uma companhia de seguros residenciais.

A visão da Aliança AllSeen de um mundo onde os dispositivos em residências, escritórios e carros podem falar uns com os outros contrasta com os jardins murados construídos por empresas como Apple e Google, que não são membros do grupo.

A intenção da AllSeen Alliance é fomentar o uso de padrões existentes, como  como WiFi, Bluetooth e Ethernet, assim como futuras tecnologias de rádio e de transporte, para garantir a comunicação entre os dispositivos e objetos conectados.

Com a adição da Microsoft, a lista AllSeen Alliance passa a contar com 51 membros, incluindo a Cisco Systems, D-Link, LG Electronics, Panasonic e Sharp.

Fonte: Terra