new_gtld

Desde que se abriu a possibilidade de registros de novos domínio de topo genérico (gTLD, do inglês generic top-level domain), a ICANN, órgão que regula o registro de domínios na internet, recebeu perto de 1,9 mil propostas de companhias de várias partes do mundo. O gTLD é uma das categorias dos domínios de topo (TLD, top-level domain) mantida pela IANA (Autoridade para Atribuição de Números na Internet) para uso no DNS (Sistema de Nomes de Domínios da Internet.

Cisco, Microsoft, Nokia, Samsung e Yahoo estão entre as empresas de tecnologia interessadas. No Brasil, 11 terminações foram solicitadas até agora: .bom, .bradesco, .final, .globo, .ipiranga, .itau, .ltda, .natura, .rio, .uol e .vivo.

A ICANN publicou a atualização das datas dos leilões que ocorrerão, em princípio, até dezembro. De acordo com Vanda Scartezini, representante para a América Latina da ONG PIR, no Brasil, os pedidos de novos TLDs não têm mais de um solicitante, então, não deve haver leilão para decidir a quem pertence o domínio. Além disto, alguns nomes ainda estão passando pela fase de qualificação.

Um exemplo de disputa por um TLD ocorreu entre os governos do Brasil e do Peru contra a varejista online Amazon, que entrou com pedido pelo registro exclusivo do domínio .amazon na Internet. As entidades governamentais argumentaram que a Amazônia constitui uma parte importante do território da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, devido à sua grande biodiversidade e incalculáveis recursos naturais.

Portanto, a concessão de direitos exclusivos do gTLD para uma empresa privada impediria a utilização deste domínio para fins de interesse público, relacionado com a proteção, promoção e sensibilização sobre questões relacionadas ao bioma Amazônia.

Em maio deste ano, a ICANN decidiu acatar a recomendação de seu Comitê Consultivo Governamental (GAC) e regeitar o pedido da empresa Amazon Inc. para o registro do novo gTLD “.AMAZON”, bem como as suas traduções chinesas e japonesas — que, inclusive, já haviam passado pelas primeiras etapas do processo de registro.

Fonte: Abranet