reconstroi_x

Quem foi a verdadeira Maria Madalena , você sabe? A prostituta arrependida que recebeu o perdão do próprio cristo, a discípula mais querida de Jesus ou ainda sua eventual parceira, com quem teve filhos e cujo a linhagem permanece viva até hoje. Qual dessas histórias você acha mais compatível com a verdadeira Maria Madalena?

Depois da imensa repercussão da reconstituição facial de Santo Antônio, na Itália, em 2014 o especialista Dr. José Luís Lira procurou o 3D designer Cícero Moraes e o cirurgião dentista especialista em odontologia legal Dr. Paulo Miamoto, propondo um novo projeto a partir do crânio guardado em um relicário na cripta da Basílica de Santa Maria Madalena no sul da França.

A técnica utilizada pelos especialistas é conhecida como fotogrametria, geralmente utilizada por arqueólogos e adaptada para refazer crânios, cenas de crimes e até construções arquitetônicas. O programa Blender traça pontos de linhas da modelagem do rosto a partir do crânio com projeções de ângulo e ajustes que o designer pode fazer. Já os aspectos da cor da pele e outros detalhes são feitos a partir de pesquisas históricas.

O processo de reconstrução virtual levou cerca de um mês para ficar pronto e foi todo ajustado em conjunto com a Igreja. “Se fosse uma cena de crime, tipo reconstrução pericial, o trabalho estaria pronto em até 24h. Precisou de mais tempo porque tem o aspecto histórico, roupas, tipo de cabelo, além do trabalho em conexão com a França. Isso porque mandávamos as imagens para análise dos franceses e fazíamos os ajustes necessários até chegar a imagem final, que será divulgada em breve”, finaliza.

Com as documentações em mãos o 3d designer Cícero Moraes iniciou os trabalhos de reconstrução sob a observação de Paulo Miamoto, doutor em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da USP, São Paulo. Depois de um criterioso trabalho o rosto foi revelado. Então, depois de mais de um ano de investigações é chegada a hora da revelação da face da misteriosa Santa e esta ocorrerá em eventos paralelos, realizados no dia 19 de julho no Brasil e na França.

Na Europa a apresentação será realizada durante o evento ADORATIO 2015, a grande conferência católica que acontece na cidade de Saint-Maximin-La-Sainte-Beume, onde se encontram os restos mortais da santa. No Brasil a apresentação acontecerá durante uma coletiva de imprensa promovida pelo Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro (IPHARJ) às 17h e contará com a presença do Dr. Paulo Miamoto que palestrará sobre a técnica de reconstrução facial digital e em seguida o 3D designer Cícero Moraes, que contará a história da reconstrução da santa. Para acompanhar o evento internacional o IPHARJ estará inaugurando as 19 h uma mostra com itens Judeus da época em que Maria Madalena viveu na Terra Santa na exposição “ Maria Madalena: Morta, Viva e Revelada” com acervo do Museu da Humanidade, sob a curadoria do arqueólogo Cláudio Prado de Mello. Ao final do evento será servido um cocktail original com comida e bebida típica da época quem que Cristo e Madalena viveram da Terra Santa. O museu fica na Av. Chrisóstomo P. Oliveira, nº 443 B1 – bairro de Anchieta na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Br Linux

Publicado por Alexandre Viana - Diretor VirtualLink

CEO da empresa VirtualLink , Pós-graduado em Redes de Computadores pela UFPA, Consultor Sênior em T.I.C. com ênfase em Soluções de Interoperabilidade entre os Sistemas Unix, Windows e Linux, Especialista em Soluções de T.I.C. baseadas em Software Livre.