SMACH-Zero-01-620x400

Os próximos anos no mundo gamer do Linux, prometem ser muito atrativos. A Valve divulgou que pretende lançar um novo console, além da Steam Machines, que será portátil e rodará o Steam OS.

A Valve que não cansa de investir no sistema para torná-lo uma nova plataforma de gamer popular, dará o próximo passo que será o lançamento de um portátil chamado de Smach Zero que rodará o SteamOS, uma distribuição Linux derivada do Debian.

Aqui temos um dado importante, especialmente para usuários Linux que gostam dos produtos da AMD, o Smach Zero deverá usar um chip AMD Steppe Eagle, que são os chips com gráficos embarcados da empresa, numa arquitetura de 32 bits o dispositivo ainda contará com 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão através de um cartão SD.

Disse que era bom para fãs da AMD porque o suporte que a empresa dá para driver de vídeo no Linux ainda é, por assim dizer, fraco, apenas placas mais recentes tem esse suporte.

O Smach Zero, anteriormente conhecido como Steamboy, terá também uma tela de 5 polegadas sensível ao toque, Wi-fi, Bluetooth e conexão HDMI para que possa ser ligado a uma tela maior e ainda tem boatos que quem adquirir a versão PRO do equipamento terá também conexão 4G, o que possibilitaria jogar os games online.

O lançamento ainda não tem data, o prometido foi um vago “2016″, sem especificar mês e dia, porém, o que foi publicado é que à partir de 10 de Novembro de 2015 será possível fazer reservas do produto que deve ser lançado ao preço de 299 dólares, algo que dá, hoje em dia 1045 reais, isso apenas convertendo a moeda, não esqueça dos impostos.

Um detalhe que foi omitido até então foi a durabilidade da bateria, um recurso que também tem de ser levado em conta por se tratar de um portátil.

Eai gostou da ideia da Valve?

Fonte: Diolinux

Publicado por Alexandre Viana - Diretor VirtualLink

CEO da empresa VirtualLink , Pós-graduado em Redes de Computadores pela UFPA, Consultor Sênior em T.I.C. com ênfase em Soluções de Interoperabilidade entre os Sistemas Unix, Windows e Linux, Especialista em Soluções de T.I.C. baseadas em Software Livre.