BOSS Linux

Até o Governo Indiano se rendeu para as potencialidades que o Linux tem a oferecer, agora os órgãos públicos do país migraram toda a sua base Microsoft para o BOSS Linux, vamos conhecer melhor este sistema.

O governo indiano decidiu reduzir custos e aumentar a segurança e para isso eles criaram a sua própria distribuição Linux baseada no Debian. O chamado BOSS Linux será o sistema operacional do governo e será utilizado em todas as máquinas de repartições públicas do país.

O BOSS Linux usa o Gnome Shell como interface e carrega vários programas características utilizados pelo governo indiano, além disso, o Microsoft Office também deu lugar ao LibreOffice. Além a versão padrão para desktop existem versão específicas para servidores, específicas para desenvolvimento de software e também para o sistema educacional, segundo as informações, são mais de 2,5 milhões de computadores e o mais interessante é que o governo colocou os sistemas totalmente acessíveis para o público via download.

Para conhecer o projeto e fazer o download acesse a página do BOSS Linux, outra coisa interessante sobre o sistema é que o governo criou uma documentação sobre ele ensinando a usar os principais aplicativos, até mesmo o Firefox.

Fonte: Diolinux

 

Publicado por Alexandre Viana - Diretor VirtualLink

CEO da empresa VirtualLink , Pós-graduado em Redes de Computadores pela UFPA, Consultor Sênior em T.I.C. com ênfase em Soluções de Interoperabilidade entre os Sistemas Unix, Windows e Linux, Especialista em Soluções de T.I.C. baseadas em Software Livre.