computador-quantico-d-wave-original

Um computador quântico ainda é algo distante de você ter no conforto no seu lar ou no seu bolso, na verdade, o famigerado computador quântico é algo que era considerado até parte integrante de ficção científica, pelo menos por enquanto, apesar da NASA vir desenvolvendo um computador que trabalhe com bits quânticos há um certo tempo, foi só agora, com a ajuda da Google que algo realmente aplicável saiu do papel.

Os engenheiros da Google anunciaram testes bem sucedidos com o D-WARE 2X, um computador quântico desenvolvido em parceria com a NASA que conseguiu ser 100 milhões de vezes mais rápido do que um computador comum e isso usando apenas um núcleo.

A usabilidade de um computador quântico é extremamente abrangente, além de poder ser incrivelmente pequeno, do tamanho de um grão de areia, afinal, praticamente qualquer partícula quântica pode funcionar como um computador, ele ainda seria muito econômico em energia e o mais importante de tudo, conseguiria fazer cálculos com bilhões de variáveis, como calcular com maior exatidão a previsão do tempo, fazer cálculos orbitais e até mesmo fazer previsões sobre o Big Bang ou o final do Universo.

O estudo ainda está em sua fase inicial, mas esperamos ver ele se difundirem breve, segundo as informações, o D-WARE 2X consegue fazer em um segundo o que um computador tradicional demoraria 10 mil anos para processar. Algo que nos faz pensar inclusive no fator segurança, caso muitas pessoas tenham acesso a esse tremendo poder computacional, acho que poucas/nenhuma criptografia seria eficientes contra uma máquina destas.

Fonte: DioLinux

 

Publicado por Ascom

Assessoria de comunicação da empresa VirtualLink.