Captura de tela de 2016-03-07 13-27-50

Rodar as aplicações do Android em uma distribuição Linux de desktop é um objetivo antigo, existem vários emuladores diferentes, um dos melhores é o Genymotion, mas não existia algo parecido com o Shashlik até o momento.

Mas… Se o Android é baseado no Linux, por que os programas do Android não rodam no PC?. Apesar do Android usar um Kernel Linux as aplicações necessitam de bibliotecas de execução diferentes e normalmente são projetadas para trabalhar de forma diferente também, interagindo com o hardware do aparelho, como sensores por exemplo, fora a arquitetura do processador, os windows managers, etc. O projeto open source Shashlik ainda está em desenvolvimento mas já consegue fazer algumas proezas, dentro de suas limitações, é claro.

Basicamente o que ele faz é rodar o Android (não completamente, mas o necessário para rodar os Apps) em backgroud enquanto o ambiente Linux Desktop tradicional roda normalmente, é quase como se fosse um “Wine” mas muito mais integrado, a ideia dos desenvolvedores é fazer com que a necessidade de rodar quase que um sistema em paralelo no backgroud vá diminuindo com o tempo. Confira o Vídeo abaixo:

Um fato interessante sobre o Shashlik é a integração com o sistema operacional que ele proporciona, como você viu no vídeo, ele consegue extrair o ícone do APK e criar uma entrada no menu que proporciona uma execução sem complicação, semelhante a qualquer outro programa instalado convencionalmente, todo o processamento fica por trás da interface, o único “problema” até então é que instalar os Apps ainda pode ser um pouco confuso para iniciantes, por conta dos comandos e coisas do tipo, mas como ele está ainda em desenvolvimento é natural supor que no futuro haverá uma espécie de “instalador de APKs” que facilite as coisas, tal como é com o gdebi hoje em dia. Eai o que achou?

Fonte: DioLinux

 

Publicado por Alexandre Viana - Diretor VirtualLink

CEO da empresa VirtualLink , Pós-graduado em Redes de Computadores pela UFPA, Consultor Sênior em T.I.C. com ênfase em Soluções de Interoperabilidade entre os Sistemas Unix, Windows e Linux, Especialista em Soluções de T.I.C. baseadas em Software Livre.