Dark

Vicenza, uma famosa cidade italiana, está mudando os computadores da administração do município de Windows para Linux e estão utilizando a distribuição Zorin OS como opção.

Zorin OS é uma distribuição baseada no Ubuntu que possui um ambiente gráfico muito personalizado que imita com muita proximidade a experiência de uso do Windows (do Windows 7 especialmente).

O mais interessante do Zorin, para esta finalidade, é que ele também possui um visual que lembra a funcionalidade do Windows XP e possui uma empresa para dar suporte para a distribuição de maneira profissional.

A migração de Vicenza começou com uma pequena iniciativa, no ano passado um pai de um aluno instalou em 40 computadores de uma escola da cidade o Zorin no lugar no Windows no intuito de tornar os computadores públicos mais utilizáveis, estáveis e mais seguros. O resultado foi excelente; pouca manutenção, perfeito funcionamento, isso acabou gerando um reflexo na própria prefeitura da cidade.

Agora a prefeitura e outras escolas estão em processo de migração também. O que mais chama a atenção neste caso é como uma iniciativa simples, de literalmente uma pessoa, fez uma diferença dessas e ajudou a implementar o Linux em uma cidade, pelo menos nos órgãos públicos.

Fonte: Diolinux

Publicado por Alexandre Viana - Diretor VirtualLink

CEO da empresa VirtualLink , Pós-graduado em Redes de Computadores pela UFPA, Consultor Sênior em T.I.C. com ênfase em Soluções de Interoperabilidade entre os Sistemas Unix, Windows e Linux, Especialista em Soluções de T.I.C. baseadas em Software Livre.