blueO Bluetooth ficou conhecido nos smartphones por oferecer uma comunicação sem fio e de baixo consumo de energia via transmissão de dados entre dispositivos, desde que eles estejam próximos um do outro. Uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que este procedimento ocorra entre os mais variados tipos de aparelhos.

Em sua primeira versão o alcance era apenas 721 Kbps, mas com o passar dos anos foi evoluindo até chegar aos 26 Mbps. Agora, o Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG) acaba de oficializar a quinta geração da tecnologia, o anúncio dessa novidade será oficialmente dia 16 de junho, onde o grupo responsável revela que a tecnologia será capaz de atingir uma velocidade de transferência quatro vezes maior que a atual e o alcance de comunicação será o dobro do que é encontrado nas versões 4.0, 4.1 e 4.2.

O padrão 5.0 também ampliará o uso da tecnologia com dispositivos móveis ao fornecer nova funcionalidade para os serviços sem conexão, como informação e navegação local relevante. Isto significa que a nova geração deve ajudar a impulsionar a adoção e implantação de controladores e serviços baseados em localização para muitos mais usuários em todo o mundo. Para ver essa novidade, deveremos aguardar os novos smartphones que serão lançando com a tecnologia, que já são esperados para 2017.

Bluetooth SIG fará um evento especial na próxima quinta-feira (16) em Londres para revelar todos os detalhes da tecnologia e como as fabricantes de dispositivos móveis podem tirar proveito deste avanço.

 

Fonte:Tudocelular

Publicado por Ascom

Assessoria de comunicação da empresa VirtualLink.