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Você já ouviu falar na “Transformação Digital” que está impactando o mundo?

A Transformação Digital é o processo por meio do qual as organizações utilizam a tecnologia para aumentar o seu alcance, melhorar o seu desempenho e garantir resultados cada vez melhores. É uma mudança estrutural nas empresas que passam a considerar a tecnologia como um ativo essencial para a manutenção do modelo de negócio.

Atualmente, é simplesmente impossível falarmos sobre o mundo dos negócios sem mencionar a transformação digital. Afinal, estamos todos vivendo uma época de constante inovação tecnológica, da popularização dos serviços originados com a internet e da sofisticação da computação. Tudo isso impacta não só a forma como as pessoas interagem, mas também a maneira como se relacionam com as empresas.

Nesse cenário, as organizações devem correr para sair de vez do mundo analógico.

O problema surge quando o esforço corporativo se limita à adoção de tecnologias de ponta, sem promover transformações mais profundas. Desde já, na prática, a transformação digital pede uma mudança maior nos modelos de negócio tradicionais. E é justamente sobre eles que falaremos neste post, trazendo três conceitos de inovações do mercado! Ficou interessado? Então continue lendo!

Freemium

Já pensou em permitir que os clientes tenham acesso aos produtos e serviço da sua empresa de forma gratuita? Se essa pergunta tivesse sido feita a um gestor no século passado, ele provavelmente diria se tratar de uma loucura. Afinal, até bem pouco tempo, a maioria esmagadora dos negócios tinha como objetivo principal vender seus produtos e serviços.
Hoje em dia, no entanto, diversas organizações ao redor do mundo já não acham que essa hipótese é tão absurda assim. Spotify, Google e Microsoft são algumas das gigantes que apostam em um modelo conhecido como freemium — junção de free e premium.
Trata-se basicamente de disponibilizar uma versão de determinado produto ou serviço sem custos para o cliente, deixando claro que só é possível ter acesso aos melhores recursos ou às maiores vantagens ao comprar um upgrade. O Spotify, por exemplo, é gratuito. Mas só quem paga fica livre dos anúncios e tem acesso a alguns outros benefícios, como fazer o download de músicas para ouvir off-line.

Experiência

Estar atento às tendências do mercado e trabalhar para resolver os problemas dos clientes de forma única sempre foi uma preocupação das empresas. No entanto, em meio à transformação digital, as possibilidades de sucesso nessa tarefa aumentaram de forma exponencial.

O maior exemplo vem da Apple. A gigante de tecnologia não abriu mão de desenvolver seus próprios softwares e hardwares mesmo quando o modelo predominante era a divisão dessas partes. Já a Microsoft virou a gigante que é no fim do século passado a vender seu sistema operacional para qualquer fabricante de hardware que quisesse utilizá-lo.
O que a Apple notou é que, ao cuidar dos produtos de forma completa, envolvendo software (iOs), hardware (iPhone) e serviços (Apple Store e iTunes, por exemplo), conseguia controlar de perto a qualidade e, assim, proporcionar a melhor experiência de uso possível para o usuário.
É claro que apostar nesse modelo de negócio exige custos altos e é preciso se aventurar em mais áreas. Mas foi proporcionando uma experiência única que a Apple ganhou valor agregado, podendo hoje cobrar mais caro por suas soluções. Dessa forma, mesmo tendo um volume de vendas menor que seus concorrentes, é uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.

Marketplace

Algumas empresas não estão interessadas em vender seus produtos para o consumidor final, mas sim em ajudar seu público-alvo a realizar transações entre si. Para isso, oferecem plataformas por meio das quais é possível anunciar produtos, trocar informações e até mesmo fechar vendas.

Esse modelo de negócio acompanha uma tendência de consumo dos últimos anos, com ideias de sustentabilidade e responsabilidade social impulsionando compradores e empresas a buscarem soluções que gerem menor impacto na natureza e a própria sociedade. A proposta aqui é não estimular a fabricação ininterrupta de produtos novos.
Compartilhar e negociar produtos usados ou reciclados é uma boa forma de lutar por esses ideais. E graças a marketplaces como Mercado Livre, isso é possível. Quem agradece é não só o universo, mas também quem oferece essas plataformas, já que pode beliscar uma pequena porcentagem de cada transação.

A lição que fica é simples: os modelos de negócio precisam entender que colaboração, compartilhamento e até mesmo a coexistência de concorrentes em um mesmo ambiente digital podem trazer muitos benefícios para os compradores, além de certamente ajudar a aumentar a receita das empresas.
A essa altura, você pode estar aí pensando que todos esses modelos de negócio parecem ótimos para empresas modernas, mas simplesmente não se aplicam ao seu negócio. Afinal, sua empresa está em um ramo tradicional demais. Mas a verdade é que é sim possível (até necessário, aliás) se atualizar. Caso contrário, precisará encarar a perda de competitividade da empresa. Para isso, basta estar atento às lições dadas pelos modelos atuais.

Publicado por Ascom

Assessoria de comunicação da empresa VirtualLink.