homem-mexendo-no-celular-1487080105813_956x500

As mensagens de texto vão evoluir no Brasil. O Google anunciou uma parceria com operadoras brasileiras para lançar um serviço de mensagens multimídia que usam as redes de telefonia móvel.

A tecnologia em questão é o padrão de mensagens Rich Communications Service (RCS), que adiciona recursos multimídia às mensagens SMS convencionais.

Com recursos interativos, semelhantes aos de mensageiros como o WhatsApp e Telegram, a gigante da internet pretende usar o RCS para inovar o padrão de mensagens trocadas em dispositivos móveis.

Para enviar mensagens RCS, os usuários de Android podem usar o aplicativo Android Mensagens para ter acesso à novidade. Ele pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store.

Além disso, é necessário que todas as operadoras envolvidas na troca de mensagens suportem o novo padrão. Caso um usuário envie um RCS a alguém cuja operadora não suporta a tecnologia, a mensagem será convertida em SMS. Por enquanto, as mensagens RCS não vão funcionar no iPhone.

O serviço vai ser adotado inicialmente por três das grandes operadores do Brasil: Claro, Vivo e Oi, mas ainda não há informações sobre quando as mensagens vão começar a funcionar nem o preço cobrado por elas.

Entre os recursos das mensagens RCS está a criação de chats em grupo, a possibilidade de visualizar quando um usuário está digitando uma resposta, confirmação de leitura e o compartilhamento fotos e vídeos de alta resolução.

Segundo o Google, a tecnologia permitirá melhorar a troca de mensagens comerciais, atualmente oferecida através do SMS. A ideia é que as empresas enviem mensagens mais úteis e interativas. Um exemplo seria a experiência de check-in completa via celular, na qual a companhia aérea disponibilizaria, via RCS, o cartão de embarque e mapas do terminal.

 

Publicado por Ascom

Assessoria de comunicação da empresa VirtualLink.