ubuntu 1710 download oficial

(Imagem: reprodução)

O Ubuntu 17.10 ainda utilizado por muitas pessoas, possui um erro conhecido nos fóruns e redes sociais, inicialmente somente na Lenovo, o erro que consiste em corromper a BIOS, deixando o computador inutilizável, a menos que o usuário tenha conhecimento suficiente para resolver o problema, o que é bem difícil, ou que ele troque a placa mãe, o que seria uma forma mais rápida..

Devido a isso, a Canonical parou de recomendar o download do Ubuntu 17.10 mesmo que botão volte a ficar disponível. Agora a versão recomendada é o Ubuntu 16.04 LTS que também passou pelo o mesmo problema, mas foi corrigido com mais urgência por ser uma versão LTS e afetar diretamente os usuários que usam a versão em ambientes de produção.

A lista no momento aumentou, os seguintes computadores são afetados pelos erros:

  • Yoga e IdeaPad
  • Acer
  • Toshiba
  • Dell

 

Para tentar amenizar o erro no Ubuntu 17.10, a Canonical esta fazendo testes e por hora desabilitou o driver da Intel SPI no Linux Kernel 4.13 que é a versão distribuída junto com o Ubuntu 17.10. Uma nova versão do Linux Kernel será gerado pela Canonical, que na verdade é chamado de Ubuntu Kernel, e não foi informada nenhuma data para o lançamento da correção.

Até o momento, nenhum posicionamento foi dado pela Canonical ou desenvolvedores. Caso você esteja passando por problemas com Ubuntu 17.10 é muito importante reportar o erro o quanto antes, por hora, é recomendado apenas o download do Ubuntu 16.04 LTS.