ubuntu touch apps android

 

Apesar da Canonical ter desistido de seu sonho de levar o Ubuntu para Smartphones o projeto não morreu, depois do Unity 8 ter seu anúncio de descontinuidade juntamente com o projeto do Ubuntu Phone, a comunidade UBPorts, que já tentava fazer portes do Ubuntu para diversos Smartphones, resolveu dar continuidade ao projeto e o próximo passo é muito interessante.

Foi anunciado no fim do ano passado que o sistema rodará aplicativos Android através da incorporação do projeto Anbox. O Anbox, por sua vez, é um projeto que permite que aplicativos Android sejam conteinerizados, dessa forma, podendo rodar em qualquer distro Linux de Desktop.

Para alguns, a necessidade de rodar aplicativos de Android no Ubuntu Touch era mais do que óbvia, no entanto, a Canonical sempre quis criar seu próprio ecossistema de aplicativos convergentes, o que acabou, aliado a outras coisas, por afundar o projeto ao longo do tempo.
 
Os desenvolvedores afirmam também que a utilização do Anbox será opcional, permitindo que quem precise, possa utilizar os Apps de Android. Atualmente o Anbox não consegue rodar todos os aplicativos que estão disponíveis, mas com a ajuda da comunidade Ubuntu, talvez o seu desenvolvimento se agilize.

Publicado por Ascom

Assessoria de comunicação da empresa VirtualLink.