63729985_A-sign-of-the-World-Economic-Forum-WEF-is-pictured-on-January-10-2017-at-its-headquarters-i

Foto: reprodução

Fórum Econômico Mundial anunciou a criação de um Centro Global de Segurança Cibernética, para ajudar a construir um ciberespaço global seguro e seguro. Com sede em Genebra, na Suíça, o espaço entrará em operação a partir de março.

O objetivo do centro é estabelecer a primeira plataforma global para governos, empresas, especialistas e agências para colaborar em desafios de segurança cibernética. Como um problema verdadeiramente sem fronteiras, os ataques cibernéticos estão superando as capacidades e as instituições que atualmente lidam com essa ameaça de forma isolada. Somente por meio da colaboração, do intercâmbio de informações e dos padrões comuns, a comunidade global pode combater com sucesso o crime digital organizado.

Novas tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e a robótica e sua aplicação em áreas sensíveis, como finanças, saúde, telecomunicações e mobilidade, tornam ainda mais importante acompanhar a crescente velocidade e sofisticação dos ataques cibernéticos.

Quem também participará das iniciativas é a Interpol. “A Interpol é um parceiro estratégico natural para o centro. Ambos são únicos porque sua dimensão global sustenta nossa resposta coletiva contra a ameaça cibernética. Nossa parceria contribui para construir uma arquitetura de segurança efetiva contra tais ameaças globais, reunindo os principais agentes interdependentes, incluindo a polícia e as empresas”, disse Jürgen Stock, Secretário Geral da Interpol.

O centro focará em vários objetivos, dentre eles:

· Consolidação das iniciativas existentes de segurança cibernética do Fórum Econômico Mundial

· Estabelecimento de uma biblioteca independente de melhores práticas cibernéticas

· Ajudar os parceiros a melhorar o conhecimento sobre segurança cibernética

· Trabalhar para um quadro regulatório apropriado e ágil para a segurança cibernética

· Servir como um laboratório e um think tank de alerta precoce para futuros cenários de segurança cibernética

Publicado por Ascom

Assessoria de comunicação da empresa VirtualLink.