smart-cities

Imagem: reprodução

O conceito de cidades inteligentes (ou smart cities, como preferir) está cada vez mais presente e desenvolvido. Mas você sabe exatamente o que é preciso e quais são os benefícios para que uma localidade seja digna de um termo desses?

A empresa de mídia Otima está na Campus Party Brasil 2018 com uma ação que apresenta o conceito de cidade inteligente de uma forma divertida e que pode até render um prêmio. O espaço está logo na entrada da área Open Campus, que é liberada para todos os visitantes interessados.

Lá, é possível conferir uma maquete em blocos de montar que simula uma região de São Paulo. Tudo lá é operado via energia elétrica: transporte público, luzes e sensores que avisam sobre acidentes, solicitações de reparo e presença de pessoas. A parte inteligente entra na conexão de todos esses sitemas e a integração via Internet das Coisas (IoT, na sigla original), que transmite os dados para uma central de comando.

E são os usuários que geram a energia que faz tudo isso funcionar, através de bicicletas instaladas no estande. Inclusive competem entre si para ver quem gera mais eletricidade para fazer a cidade operar. Quem ficar em primeiro do ranking leva para casa uma action cam GoPro HERO5 Black.

A ideia da Otima é incentivar a participação de cidadãos na construção e idealização de uma smart city, além de atrair o interesse da iniciativa privada com investimentos no setor. Tudo isso que acontece na maquete já pode ser reproduzido na vida real, mas as possibilidades são muito maiores.

Imagens: Otima

Publicado por Ascom

Assessoria de comunicação da empresa VirtualLink.